OPINIÃO DO LEITOR


CLUBE PRINCESA DOS CAMPOS - ESCLARECIMENTO


O Clube Princesa dos Campos através de sua Diretoria de Bolão vem esclarecer o que segue:
1- A criação do GB Fênix de bola 16 ainda não foi autorizada em virtude das condições de seu idealizador não ser compatível com a realidade do Clube, ou seja, toda a atividade esportiva exercida nas suas dependências requer uma reciprocidade futura de representatividade em eventos locais, estaduais ou inter estaduais. Portanto não teria cabimento o Grupo em questão, usar as dependências do clube para treinamentos e não representá-lo em competições.
2- O Clube sempre prestigiou e reconheceu o valor e o esforço de seus atletas nas diversas competições que os mesmos participam, inclusive subsidiando mensalidades através da prerrogativa dos estatutos, “Sócio Universitário” e taxas de inscrições em diversos torneios.
3- O exercício e a prática do bola 16 nas pistas do Clube Princesa dos Campos estão completamente liberados a todos os associados filiados aos grupos de bolão existentes, sem restrição alguma, dentro dos dias e horários já pré- estabelecidos.

COMUNICADO DO DIRETOR DE BOLÃO DO CLUBE PRINCESA DOS CAMPOS

Recebemos do Sr. Francisco de Assis Queiróz, diretor de bolão do Clube Princesa dos Campos a seguinte manifestação, que tornamos pública:
1-O bolão da sede social está em reformas e dentro de poucos dias estará liberado para uso dos associados bolonistas.
2-O bolão da sede campestre já está funcionando normal e perfeitamente.
3-Estou entregando as pistas do Clube Princesa dos Campos em perfeitas condições de uso, portando não haverá mais motivos para estresse.
4-Saio como diretor de bolão de cabeça erguida. Fiz em tão pouco tempo o que muitos não fizeram em vários anos.







COMENTÁRIO REFERENTE AO REINADO INTERNO DE BOLÃO CLUBE PRINCESA DOS CAMPOS


Em primeiro lugar queremos parabenizar ao Sr. Luiz Almeida (2º Diretor de Bolão) pelo empenho e dedicação do reinado de 2009.
Por outro lado gostaríamos de fazer algumas perguntas que ficaram no ar:
1ª) Onde estava o 1º Diretor de Bolão? Por que não compareceu para prestigiar os bolonistas que estavam nos referidos jogos e em especial no dia do encerramento, se nesta data prestigiou a festa de encerramento do Grupo de Bolão Damas?
2ª) Por que a diretoria do nosso querido Clube não deu apoio necessário ao Departamento de Bolão para a realização deste Reinado, como premiação, coquetel de encerramento, etc.?
3ª) Por que os dois grupos de bolão Cacique e Campestre não enviaram nenhum dos componentes para participar do reinado?
4ª) Porque a área de manutenção do clube (Departamento de Patrimônio) não trocou dois soquetes da lâmpada que ilumina os pinos da canha “A” da Sede Social? Perguntamos, foi falta de vontade?
5ª) Por que a fraca participação de bolonistas neste reinado, se apenas 18 no naipe masculino, 11 no feminino e 7 no casais?


Itacir Selvino Girardi
Bolonista


História do Chupetão

Para esclarecimentos:
O GB Chupetão tem uma história a ser preservada. Trinta e um anos de existência não é para qualquer um. O grupo é regido por Estatutos que até hoje estamos procurando cumprir dentro de nossa realidade. Sempre houveram comentários pejorativos sobre a condição estatutária imposta à aceitação ou não de novos casais participantes. Muitas pessoas, até algumas personalidades políticas da cidade, foram rejeitadas. Nós sabemos, estamos cientes. Na época, a conjuntura permitia que se fosse feita a vontade da maioria. O bolão era muito concorrido. As pessoas tinham o direito de escolher com quem conviver. Pelo menos a maioria. As prerrogativas estatutárias permitiam. Hoje a realidade é completamente oposta. Os grupos estão às minguas, buscando de todas as maneiras chamar novos sócios ao bolão. Os grupos de casais, na realidade já não são mais de casais e sim mistos. Chegamos ao cúmulo de reativar grupo extinto, em detrimento aos já existentes. Bons tempos aqueles em que se podia escolher a convivência. Hoje, talvez em algum grupo temos a situação de ter de aturar, de suportar certas pessoas que de sã consciência a maioria não aceitaria se lhe fosse outorgado um livre arbítrio de aceitar ou não suas companhias. Por isso temos a intenção de atualizar os Estatutos do GB Chupetão, mas a Seção III, Art. 5º, Parágrafos 1º. 2º e 3º ficará intacto, para quando, num futuro breve, o bolão volte a ser concorrido como era nos áureos tempos passados.
Essa situação não deve ser encarada como preconceito e sim como direito de escolher suas amizades. Em tempo, outros Grupos de Bolão de nossa cidade até hoje mantém essa tradição estatutária de votação para a escolha de novos elementos componentes.
Luiz Almeida- Presidente GB Chupetão



Um comentário:

carmenjaci disse...
Na minha opinião, de tanto alguns componenetes acharem-se "donos" dos grupos foi que muita gente deixou de participar.
Vivemos em uma das cidades mais preconceituosas e "falsa" moralista que existe no Brasil.Onde os que querem não podem e os podem não querem, onde o sujo critica o mal lavado, onde o macaco senta no próprio rabo pra falar do rabo alheio...
Se em um passado recente, podia-se "escolher com quem conviver" e rechazar pessoas, agora nada mais justo que as pessoas desistam de participar, elas acharam outras atividades onde foram bem-vindas.
Há 21 anos atrás, ainda adolescente, eu jogava bolão, ainda nessa época imatura, já sentia que muitas pessoas da minha idade eram discriminadas pela cor ou colégio em que estudava, atitude típica pontagrossense.
Qto ao fato da escassês de casais, acho q isso se deve ao grande nº de divórcios que acontece atualmente. Porém, me parece corajosa a titude dessas pessoas, que mesmo em sociedade preconceituosa como a nossa, desejam conviver e aceitar a tarja "avulso" que lhes foram colocadas. E não duvido que mesmo correndo atrás de bolonistas e em pleno sec XXI, alguns atletas, daqueles q se acham os donos do pedaço, profiram à essas pessoas comentários e até mesmo atitudes maldosas, como fazem há dácadas...



Matelândia aguarda julgamento do TJD

Matelândia aguarda julgamento.

A equipe de bolão de Matelândia entrou com recursos contra a equipe da AACC de Marechal Candido Rondon por ter utilizado atleta sub 23 - Não Federado - no Paranaense de bolão adulto bola 23 e aguarda julgamento. O recurso é datado de 15 de setembro, está marcado para este final de semana as finais do Paranaense em Pato Branco.
Matelândia solicitou urgencia no recurso na tarde desta terça feira (06) após ter recebido parecer de um membro do TJD e o mesmo foi entregue como se fosse o julgamemnto final.
Consta que a equipe da AACC de Marechal Candido Rondon se utilizou de atleta sub 23 Não Federado durante quatro partidas neste ano, ocorre que o mesmo atleta disputou como Não federado no ano passado pela equipe de Nova Santa Rosa, conforme comprovantes anexados ao recurso e em posse da PFB e da equipe de Matelândia.

Fica a pergunta, o julgamento será realizado ou a equipe de Matelândia por ser equipe pequena será massacrada?

Eloi Roque Erthal - RG 1 528 689-0




CALEIDOSCÓPIO

Entendemos que uma equipe é um grupo de pessoas que se unem por um objetivo comum e pelo qual todos são coletivamente responsáveis.
Entendemos também, que os integrantes de uma equipe devem renunciar a posições pessoais, sempre em prol do grupo, a fim de alcançar o objetivo maior, com consciência da responsabilidade de cada um.
Temos muito pouco tempo de bolão. Podemos dizer que estamos engatinhando no esporte, mas que uma coisa já nos é bastante clara: que nesse esporte pouco existe dos elementos de dinâmica de uma equipe, relacionados pelo escritor Wisinski, onde afirma que deve haver sempre uma participação equilibrada, não havendo dominante, nem ausente; deve haver sim, o equilíbrio.
Participando pela terceira vez do Torneio Ecológico, percebemos que o mesmo vem definhando, vem doente, debilitado. E isto, muito nítido percebe-se, que não é falta de interesse de clubes, nem de grupos, é pela própria falta de interesse dos atletas.
Podemos observar pelas pessoas que se inscreveram para o Torneio Ecológico e que por um motivo ou outro, e não nos cabe julgá-los, não compareceram em nenhuma das rodadas da primeira fase, que se prejudicam as equipes, prejudica-se o Torneio.
Gostaríamos de parabenizar os componentes da equipe da Ilha da Sepultura (e outras equipes que estiverem em situação idêntica) pelo empenho com que participaram desse Torneio, não pelo desempenho nas pistas, porque isso é a menor preocupação, mas pela presença sempre nos dias de jogos: alegres, tristes, gripados, indispostos. Mais ainda pela participação até a última rodada, mesmo sabendo que não teríamos mais condições de classificação para a segunda fase. Luiz, Leocir e Alice, Chico e Noêmia, Toni e Bibi, Neri, Polaco, Telma e Mariana. Gigantes pela presença!
Que para o 20º Torneio Ecológico seja realmente cumprido o que dispõe o artigo 5º e o artigo 15 do Regulamento do 19º Torneio, como uma monção de respeito àqueles que com dedicação não deixaram fraquejar mais essa oportunidade de integração entre os atletas de todos os grupos e clubes participantes, nem pularam do bonde no meio do caminho!

Telma.


Nenhum comentário:

..................................................